Óleo Mineral, Semissíntético e Sintético, qual a diferença?
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Óleo Mineral, Sintético ou Semissintético, qual usar?

Uma dúvida muito comum na hora de trocar o óleo do motor do veículo: Uso óleo mineral, sintético ou semissintético no meu carro, caminhão ou moto? Entenda definitivamente a diferença entre cada um e escolha direito!

Mas óleo não é tudo igual?

A simples vista o lubrificante é apenas óleo… mas o que é usado em motores, necessita ter características específicas para que a lubrificação seja constante sob variação de temperatura, pressão, compressão, atrito, rotação, entre outros aspectos que fazem com que o óleo necessite de características especiais durante o uso normal de um veículo.

Então não… Não é qualquer óleo que vai cumprir com a lubrificação correta das diversas partes mecânicas do seu veículo durante os milhares de quilômetros.

Entenda a diferença entre óleo mineral, sintético e semissintético

E o teste da Frigideira?

Se você pesquisar no YouTube ou na internet verá vários testes feitos com os óleos e uma coisa que chama atenção é a diferença de resultado do aquecimento em frigideira do óleo mineral para o sintético, veja a imagem a seguir e leia a matéria na íntegra que vai ficar claro o motivo de tanta diferença.

Teste feito pelo canal Evandro Marinho. Fonte: YouTube.

O Óleo Mineral

O óleo mineral faz parte da história dos veículos e sua produção é a mais simples entre todos, sua vantagem está no preço, que geralmente é o mais barato também.

A desvantagem também está no fato de ser um óleo mais simples, feito basicamente de petróleo refinado e aditivos, ele possui mais impurezas em sua composição e roda menos quilômetros até o momento da troca em relação ao semissintético ou sintético.

Esse tipo de óleo tende a criar mais borra, resíduos, além de perder a viscosidade correta antes dos outros tipos de óleo que vamos falar a seguir. Por isso no teste da frigideira vemos na panela com óleo mineral um fundo preto e resíduos e na outra apenas óleo.

Então quanto ao óleo mineral, você economiza na hora da troca, mas vai trocar mais vezes, e, em alguns casos pode ser que o custo por quilômetro rodado seja maior por que vai trocar mais vezes do que o óleo com base sintética ou semissintética.

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O Óleo Sintético

O termo sintético indica que esse tipo de óleo lubrificante foi sintetizado, ou aprimorado para oferecer melhor desempenho.

O resultado final é um óleo que suporta melhor o uso severo, dura mais tempo reduzindo as trocas, quase não cria borra, sendo atualmente usado em veículos modernos.

Como esse óleo é feito em laboratório por métodos mais elaborados que o óleo mineral, seu custo de produção é maior e o preço para o consumidor também é maior.

Na imagem do teste acima vemos que a panela com óleo sintético após ser aquecido não cria resíduos, diferente do mineral.

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O Óleo Semissintético

Quanto ao óleo lubrificante semissintético é uma simples mescla de óleo sintético, óleo mineral e aditivos.

Geralmente seu valor de venda é intermediário, nem tão caro como o sintético e nem tão barato quanto o mineral, e, em muitos casos é o mais vantajoso, pois oferece a estabilidade do óleo sintético por um investimento menor.

Entre seus benefícios está em ser superior ao mineral quanto a estabilidade térmica, oxidação, mantém a viscosidade e tem pouquíssimas impurezas.

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E qual óleo usar afinal?

*** Antes de qualquer coisa verifique o manual do veículo ou questione seu mecânico ou concessionária sobre a possibilidade de trocar o óleo para não ter problemas depois.***

E, para responder essa pergunta é necessário saber qual a viscosidade recomendada para o motor do seu veículo e com essa informação você pode escolher o tipo de óleo de acordo com os seguintes critérios:

  1. Se quiser economizar dinheiro na hora da troca, use mineral ou semissintético.
  2. Se quiser mais proteção para o motor e períodos de troca mais longos use o sintético.

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