O óleo ATF é um Fluido Mineral Lubrificante específico para DIREÇÕES HIDRÁULICA, TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS e em alguns casos atendem também SUSPENSÕES DE MOTOS.
Geralmente composto por óleos minerais derivados de petróleo do grupo I + aditivos tem características de fluido hidráulico, ou seja, alta incompressibilidade e baixa viscosidade.
Sua formulação pode atender direções hidráulicas, transmissões automáticas e garfos de motocicletas.
O óleo ATF não é um simples óleo lubrificante, tanto que a função de lubrificação é somente uma das características que óleo atende ao ser usado em sistemas hidráulicos ou transmissões, veja a seguir as suas principais características:
Características do óleo ATF
- Garantir pressão hidráulica estável;
- Auxiliar na transmissão de potência do motor para as rodas;
- Controle do atrito na transmissão de força ou no contato das peças móveis;
- Protege contra oxidação;
- Resfria os sistemas de direção, transmissão ou suspensão;
- Inibe depósitos de verniz;
- Lubrificação e limpeza.
Todo ATF é igual?
É comum ouvir de frentistas quanto ao óleo ATF que é tudo igual e só muda a marca, mas isso não é bem assim!
Quando usado em Transmissões Automáticas por exemplo é importante seguir as especificações do fabricante para a troca do fluido, pois se usar um ATF de características diferentes do que pede o manual a pior consequência costuma ser silenciosa: Redução da vida útil do sistema.
Outras consequências podem ocorrer a curto prazo, como trancos ou falhas, sendo muito difícil para o técnico ou mecânico identificar o problema, visto que o lubrificante “é novo” e não é fácil saber que o tipo de ATF está errado depois de aplicado.
Tipos de ATF
Obs.: esse trecho do texto foi extraído do blog da MultiCâmbios.
Obs. 2: Apesar dos exemplos abaixo serem designados como ATF de montadoras específicas, como Ford, GM ou Chrysler, esses ATF podem atender outras marcas de veículos.
Essas informações geralmente estão disponíveis no manual do veículo ou no verso do rótulo dos ATF.
Ford ATF
- Type F – Introduzido pela Ford em 1967 e que foi usado também pela Toyota.
- Type CJ – Especial para linha Ford C6. É similar ao Dexron II e não deve ser usado em carros com Type F
- Type H – Mais um ATF designado pela Ford e não é igual ao Type F ou Type CJ.
- Mercon – Designação atual da Ford, introduzido em 1987. É similar ao Dexron II. Substitui os fluidos Ford anteriores exceto Type F
- Mercon V – É o nível mais alto da Ford atualmente, introduzido em 1997 foi destinado à Ranger, Explorer V6 e Aerostar, assim como para os carros Windstar, Taurus/Sable e Continental a partir de 1998 e não deve ser usado em veículos Ford anteriores.
GM ATF
- Dexron – Designação GM para o ATF de seus veículos automáticos.
- Dexron II – ATF melhorado com controle de viscosidade superior e inibidores de oxidação adicionais. Pode substituir o Dexron.
- Dexron IIE – Fluído GM criado especialmente para suas primeiras transmissões eletrônicas.
- Dexron III – Substitui o fluido Dexron IIE e implementa melhor controle de oxidação e corrosão. Foi desenvolvido para uso nas transmissões GM eletrônicas.
- Dexron III (H) – Introduzida em 2003, é um nível superior com novos aditivos resiste a alto impacto.
- Dexron III/Saturn – ATF diferenciado quimicamente para uso em veículos Saturn da divisão GM.
- Dexron-IV – Sem informações até a presente data exceto que foi desenvolvido para uso em muito baixas temperaturas.
- Dexron-V – Sem informações até a presente data.
- Dexron-VI – Introduzido em 2006 para as transmissões GM Hydra-Matic 6L60/6L80 6-marchas com tração traseira. Pode ser usado como substituto dos ATF Dexron III e III(H).
Chrysler ATF
- Chrysler 7176 – Quando de sua apresentação ao mercado era o ATF versão Chrysler para seus veículos de tração dianteira (FWD)
- (ATF+2) Chrysler 7176D – Introduzido em 1997, implementa aditivos que permitem circulação do fluxo em baixas temperaturas.
- (ATF+3) Chrysler 7176E – Implementa melhor estabilidade para o ponto de ruptura das propriedade do ATF. Passa a usar uma base lubrificante de qualidade superior. Indicado para as caixas de 4 marchas e não deve ser substituído por ATF tipo Merkon ou Dexron exceto quando aditivados para tal.
- Chrysler ATF+4 (ATE) – Introduzido em 1998, o ATF+4 é sintético e substituto do ATF+3 anterior. Usado primariamente para os veículos 2000 e 2001, pode substituir e ser usado nas transmissões anteriores, (exceto nas minivans anteriores a 1999 inclusive, equipadas com a 41TE/AE). Neste último caso o ATF+3 é o indicado por ter características que evitam a trepidação do conversor de torque em determinadas situações.
- Chrysler ATF+5 – Desenvolvido para veículos a partir de 2002.
ATF específicos para outras montadoras
- BMW LT71141 ou LA2634 – ATF especialmente formulado para transmissões BMW.
- Genuine Honda ZL ATF – Desenvolvido para transmissões Honda, exceto CVT.
- Mitsubishi Diamond SP-II & SP-III – Fórmula especial para Mitsubishi.
- Nissan J-Matic – Fórmula criada pela Nissan pra suas transmissões.
- Toyota Type T, T-III & T-IV – É o fluido original desenvolvido pela fábrica para suas transmissões Lexus/Toyota.
Referência Bibliográfica para os tipos de ATF: https://multicambios.com.br/cambio-automatico-duvidas/fluido-lubrificante-de-caixa-automatica/