Pra saber qual o melhor óleo para usar em um compressor é necessário primeiro saber que tipo de gás será comprimido e qual tipo de compressor vai receber óleo novo. Gases quimicamente ativos não podem ser comprimidos por compressores que utilizem óleo mineral ou sintético.
A segunda coisa mais importante nesse contexto é que independente de que tipo de óleo for usar em um compressor, sempre use óleo novo, pois os aditivos presentes nos lubrificantes perdem o efeito depois do uso prolongado e podendo ao não ser trocado inclusive danificar o equipamento.
O terceiro ponto muito importante é: Nunca use graxa pra lubrificar um compressor, a não ser que esteja previsto no manual do equipamento. Os compressores trabalham em movimentos que necessitam que óleo opere de forma mais dinâmica que a graxa, podendo essa durante a utilização prejudicar o funcionamento do compressor.
Consulte o manual
Vamos falar sobre questões técnicas para a escolha do óleo mais adequado aos compressores, mas é sempre muito importante que se consulte o manual do equipamento, seja o livreto impresso ou pela internet.
Isso porque existem compressores que não precisam de óleo, mas normalmente precisam, e há um número de horas onde se recomenda trocar o óleo do compressor e isso pode variar de acordo ao tipo de equipamento ou marca, e é importante trocar após o número de horas recomendado para que vida útil do equipamento se prolongue.
Como saber o número de horas de funcionamento do compressor?
Esse número de horas pode ser encontrado em um horímetro que fica ligado ao compressor e marca o tempo que o equipamento está em funcionamento.
Quais tipos de compressor existem
Aqui vamos tratar dos dois tipos mais comuns de compressor: Volumétrico e Rotativo. Veja exemplos dos tipos de compressores a seguir:
Compressores Volumétrico (deslocamento positivo)
- Pistões de simples efeito
- Pistões de duplo efeito
- Diafragma
Compressores Rotativos (deslocamento dinâmico)
- Parafuso
- Palheta
- Lóbulo
- Fluxo Radial
- Fluxo Axial
Óleo Mineral
Geralmente usados em compressores de pistão, são derivados de petróleo cru, refinados, aditivados e podem ser submetidos a alta temperatura.
[Você ECONOMIZA no óleo mineral para compressor no site da Distribuidora Pink Peças que te oferece o MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO. E, dependendo da sua região ainda ganha FRETE GRÁTIS - CLIQUE AQUI e confira ofertas agora]
- Champcompressor 46 SAE 10
- Champcompressor 100 SAE 30
- Champcompressor 150 SAE 40
- Hidrachamp S AW 68
Óleo Semisintético
Comumente usados em compressores a parafuso, são uma mistura entre o óleo mineral e o óleo sintético apresentando uma resistência a degradação otimizada.
Óleo Sintético
Óleos sintéticos apresentam características de viscosidade similares ao óleo mineral, porém tem maior estabilidade à oxidação menor volatilidade, o que aumenta seu valor de produção e revenda.
Se esse post te ajudou, compartilhe esse link com amigos ou em sua rede social e ajude mais pessoas a entender um pouco mais sobre qual óleo usar em compressores.