Palheta automotiva é um dos principais componentes do sistema limpador do seu para-brisa. Ela faz o trabalho mais importante em dias chuvosos e aumentam a visibilidade e também a segurança ao dirigir.
Como saber se já é hora de trocar sua palheta
Vendo a imagem a seguir você vai conseguir identificar no próprio limpador quando é o momento de trocar a palheta do seu veículo.
Como visto acima, os sinais do final da vida útil da palheta automotiva são:
- Lâmina de borracha empenada;
- Rasgada;
- Trincada ou ressecada.
Evite seguir usando seu veículo sem trocar, pois em uma situação de chuva forte e baixa visibilidade fica muito difícil evitar acidentes.
Então quando devo trocar a palheta do meu veículo?
Primeiro, do que são feitas as palhetas e porque precisam ser trocadas?
Para entender melhor o momento certo ou quando trocar a palheta do seu veículo é importante saber do que são feitos esses componentes.
As palhetas automotivas da maior parte dos carros, vans, ônibus e caminhões são compostas de 3 materiais básicos:
- Borracha (compõe o rodo da palheta)
- Metal (Ferro ou aço na estrutura ou na parte interna)
- Plástico (carenagens externas e encaixes)
Todos esses materiais se deterioram com o passar do tempo, e isso se acelera com excesso de calor ou muita chuva.
Então uma dica é: Enquanto não estiver usando o veículo se quiser conservar as suas palhetas mantenha-o em uma garagem coberta em um local seco e ao abrigo do sol enquanto não estiver usando.
A seguir os motivos principais que levam um condutor a trocar a palheta do para-brisa:
Névoa no para-brisa
A névoa no para-brisa acontece quando a lâmina de borracha não consegue tocar toda a superfície do vidro, então, ao passar o limpador pelo para-brisa fica uma película de névoa ou água que impede a visão e prejudica a segurança ao dirigir.
Limpeza com falhas
As falhas ocorrem por vários motivos, pode ser a borracha que não está flexível o suficiente para limpar toda a superfície ou por que a mola que empurra o braço do para-brisa contra o vidro perdeu sua tensão e isso cria falhas na limpeza da água da chuva ou neblina acumulada.
Trepidação e Ruído
Quando a borracha da palheta endurece ela empena e gera trepidação ao passar pelo para-brisa afetando a visibilidade e causando ruído.
Riscos e Faixas
Seja pela lâmina trincada ou ressecada os ricos e faixas que ficam no para-brisa nos dias de chuva são um risco a sua segurança podendo facilmente confundir um motorista em situação de baixa visibilidade.
Validade das Palhetas
Uma coisa que pouca gente sabe é que a maioria das palhetas tem validade de um ano na estrutura, que é a parte de ferro ou plástico, mas a borracha que é o mais importante na hora da limpeza só tem 3 meses. Isso vale para todas as marcas presentes no mercado, inclusive as grandes como Bosch e Vetor.
A borracha tem um tempo de vida mais curto porque é a parte que mais sofre atrito e vai perdendo sua flexibilidade por conta disso, do calor, frio e chuva.
Seu veículo pode ser multado e retido por palhetas em mal estado
A resolução 216 do CONTRAN diz que a condição do para-brisa não pode comprometer a visibilidade do condutor. Caso isso ocorra, o condutor pode ser multado e o veículo retido.
Não deixe de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro das dicas de manutenção automotiva, acesse nosso site https://pinkpecas.com.br e encontre a palheta do seu veículo pelo melhor custo benefício.