Oleo da Direção hidráulica, não precisa trocar?
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O óleo da Direção Hidráulica não precisa trocar?

Antes de falar se precisa ou não trocar o fluido ou óleo da Direção Hidráulica do seu veículo (Carro, Caminhão, Van ou Ônibus) é importante saber de forma simples para que serve esse fluido:

Então pra que serve o ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA?

É um fluido de alta incompressibilidade (quase não comprime quando pressionado), por essa característica é usado para movimentar os mecanismos hidráulicos de direção do veículo ao mesmo tempo que os mantém lubrificados.

Enquanto o volante gira suavemente e sem esforço, o sistema hidráulico empurra um conjunto mecânico de pinhão e cremalheira que faz a força necessária para que o eixo da roda vire para a direita ou esquerda.

Quais sinais indicam algum problema com FLUIDO HIDRÁULICO

1. Direção Pesada ou Volante Duro

Com o passar do tempo as vedações do conjunto de direção hidráulica podem perder sua característica principal e deixar de vedar as juntas ou encaixes, com isso o fluído hidráulico pode vazar.

Também pode haver alguma rachadura ou desgaste no conjunto e isso pode baixar o nível do óleo hidráulico.

Quando isso acontece, falta de óleo ou nível baixo, o sistema não tem o fluido suficiente para empurrar as partes mecânicas e o volante fica muito pesado, tornando a experiência de dirigir uma prova de força para o motorista.

2. Direção Pesada apenas para um dos lados

DICA: Se o volante ficar pesado somente para um dos lados, indica que o óleo está acima do nível máximo, nesse caso se dirija a um posto de confiança ou mecânico e peça para tirar um pouco do fluido até ficar dentro do nível especificado no reservatório de óleo da direção hidráulica.

Precisa ou não precisa trocar o óleo da direção hidráulica?

Essa resposta não pode ser exata, verifique o manual do proprietário, pois há situações que se recomenda a troca a cada 30.000 ou 50.000 quilômetros e outras onde não se recomenda a troca.

Mas se o óleo baixar procure um profissional que descubra onde está o vazamento e conserte. Nesse caso se pode trocar o fluido ou completar o óleo até o nível máximo.

Reservatório do óleo de Direção Hidráulica

De qualquer maneira sempre peça opinião de um mecânico de confiança!

Tipos de fluido Hidráulico

Basicamente existem dois tipos de óleo para direção hidráulica que são o fluido mineral e o sintético, mas conforme evoluem, os sistemas hidráulicos vão ficando cada vez mais eficientes e específicos e assim vão aparecendo variações de óleos para especificações atualizadas com aditivos para suas finalidades.

Veja alguns tipos de fluido a seguir:

  • ATF A ou ATF tipo A: O óleo mais usado para direções hidráulicas, também serve para uso em transmissões automáticas e garfos de motocicleta.
  • ATF +1 é 100% sintético muito usado em alguns tipos de transmissões automáticas também é recomendado para direção hidráulica em veículos GM ou Chevrolet.
  • ATF +4
  • ATF V é um fluido 100% sintético
  • DEXRON III também conhecido com GM Dexron III, Ford Mercon e Alisson C-4 atende Direções Hidráulicas e transmissões de veículos de carga e passageiros.
  • TQM
  • PSF para Direções Hidráulicas Servo Assistidas comumente usado em veículos Honda
  • Champmatic W: Direção assistida de carros das marcas Volkswagen, Audi, Seat e BMW.
  • Fluido S AW Óleo Mineral altamente refinado usado em maquinário agrícola, plataformas elevatórias, compressores e veículos pesados.

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